PEDAGOGIA WALDORF E RUDOLF STEINER

A Escola Amanayé, segue os princípios da pedagogia Waldorf, criada na Alemanha, em 1919, por Rudolf Steiner, que foi um grande estudioso, filósofo, educador e artista.  Foi fundador da antroposofia, da pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da euritimia. Steiner, ao desenvolver a Educação Waldorf, enfatizou a proposta da educação artística no curriculum através das artes plásticas, da música, da Euritmia e dos trabalhos manuais como forma de equilibrar o aprendizado puramente intelectual. A arte desenvolve equilibrio e ritmo na Educação.

 

A Pedagogia Waldorf é baseada na antroposofia, que de acordo com suas raízes linguísticas, (do grego antrophos, homem, sophia, sabedoria) significa: sabedoria a respeito do homem. Ela é uma ciência de experiência e observação moderna e ampliada pelo conhecimento da realidade anímico-espiritual e oferece um caminho de compreensão em uma linguagem acessível e fortemente direcionada à consciência do homem moderno. 

Ela compreende as fases evolutivas da infância e da juventude e trabalha em conjunto a esse desenvolvimento, que demonstra a maturação da criança para compreensão de determinado conteúdo. A apresentação dos conteúdos  na educação Waldorf atua como fortalecimento para cada fase relacionados com a faixa etária das crianças.

 

 
email_icone_branco.png

Servidão dos Anjos e Arcanjos, 285 ~ Rio Vermelho ~ Florianópolis ~ SC 

     

© 2020 por ESCOLA AMANAYÉ