CICLOS

jardim e recreaçao

Nesta etapa da vida a criança precisa de uma vida organizada entre brincadeiras que desenvolvam sua imaginação, corporalidade e autonomia, alimentar-se com calma e com alimentos de qualidade, momentos tranquilos e de descanso regular e, um ambiente que propicie isso de forma saudável. 

Tudo isso faz parte do dia a dia de um Jardim Waldorf: o ambiente preparado irá propiciar um brincar criativo dentro da sala e fora, momentos do fazer e desenvolver motricidades e habilidades: desenhar, fazer pães e outras receitas, lavar roupinhas de bonecas, realizar passeios e o próprio brincar livre faz com que a criança se  ative, crie e aprenda.

Além disso todo o fazer frente a criança, dos adultos que a cercam, lhe ensinam sobre o atuar na vida e elas querem participar, fazer junto e aprender! 

Por isso nas escolas Waldorf´s as jardineiras são pessoas ativas e criativas, na sua atuação demonstram o fazer humano através de gestos que transparecem os cuidados com o todo: varrer a sala e o pátio cantando, costurar brinquedos, preparar uma saborosa refeição, preparar mesas de época e rodas de canções e brincadeiras para as crianças, etc. 

O canto é uma grande ferramenta das professoras do jardim pois assim chamam as crianças e criam a atmosfera para a contação de histórias diárias.

~

ensino fundamental

A criança nesta fase tem grande interesse em aprender e precisamos aproveitar esta abertura e, incentivá-la com uma educação que compreenda seu desenvolvimento nos três âmbitos do ser humano: Mente (pensar), Sentimento (sentir) e Realização (querer).

Com esta compreensão a Pedagogia Waldorf vai priorizar um ensino com arte em todas as áreas do conhecimento e, aprofundar os conhecimentos nos três âmbitos citados na estruturação das aulas diariamente:

Pensar – recordação do dia anterior e perguntas elaboradas pelo professor para aprofundar o estudo;
Sentir - estórias elaboradas pelo professor para contar o conteúdo da aula a ser dada (vivencias de experiências dos personagens são exemplos para compreensão do conteúdo);
Querer – momento de escrever, calcular, desenhar, realizar as tarefas pedidas com vontade e entusiasmo!
As crianças passam pelas séries do ensino fundamental acompanhadas pelo mesmo professor de classe, desta forma o professor conhece profundamente as necessidades de seus alunos e suas famílias.
Após a aula principal de 1h30 temos um horário de lanche e pátio. As 10h as crianças têm aulas complementares: música, trabalhos manuais, ensino religioso, aquarela e desenhos de forma, jogos, espanhol e inglês. Cada matéria duas vezes por semana.

ESTATUTO E REGIMENTO ESCOLAR

Conheça o Projeto Político Pedagógico da Escola Amanayé e o Regimento Escolar.

:: Visualize ou baixe aqui os arquivos:

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

REGIMENTO ESCOLAR

comissoes

Todas essas comissões são geridas e mantidas por pais, professores e amigos da escola:

 

    Comissão de Comunicação

    Comissão de Eventos

    Comissão de Projetos

    Comissão de Manutenção

~

A Escola Amanayé teve seu início em 2008, como um jardim de infância Fundamentado na Pedagogia Waldorf. Ele se formou através da iniciativa de duas educadoras que, inspiradas pelo formação em Pedagogia Waldorf (2004-2008) e, por seus caminhos já na educação, fizeram a primeira iniciativa Waldorf no norte da ilha. 

O nome Amanayé é de origem indígena, denomina uma tribo e, também significa associação de pessoas. Esse ideal de se tornar uma associação já nascia junto ao jardim, mas foi em 2018 que este anseio ficou maior e, para que as crianças do jardim pudessem estudar no ensino fundamental Waldorf, fundamos a Associação Anjos e Arcanjos. A sede da escola foi transferida para o bairro do Rio Vermelho e iniciamos a primeira turma do ensino fundamental da Escola Amanayé. 

A HISTORIA DA ESCOLA

escola associativa

A Escola Amanayé é uma escola associativa, gerida e mantida pela Associação Anjos e Arcanjos, uma associação sem fins lucrativos. Tem a responsabilidade jurídica, administrativa e financeira pelo funcionamento da escola e vem garantindo a estruturação e crescimento dela. É o instrumento jurídico que temos para realizar a visão de uma escola de todos. Desta forma todos são convidados a fazer parte, acompanhar e construir juntos o desenvolvimento da escola. No momento da matrícula dos alunos, assim como em toda assembléia da associação, é apresentada às famílias uma proposta de associação.

 
 
 
 
 
email_icone_branco.png

Servidão dos Anjos e Arcanjos, 285 ~ Rio Vermelho ~ Florianópolis ~ SC 

     

© 2020 por ESCOLA AMANAYÉ